Detalhes do UIA 2020 são aprovados em Seul

Os detalhes já estruturados para o 27º Congresso Mundial de Arquitetos – UIA 2020, a ser realizado no Rio de Janeiro (RJ), foram apresentados no sábado (4/3), com apoio da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA),  pelo conselheiro da União Internacional dos Arquitetos (UIA) da Região III – América, Roberto Simon, durante o último dia da 130ª edição da reunião do Conselho da UIA em Seul. A região pretendida para ocupação durante o evento, o sistema de transporte e os outros detalhes foram aceitos por unanimidade pelos organizadores e conselheiros que esperam mergulhar na arquitetura da capital fluminense e nos seus traços culturais de forma intensa.

De acordo com Simon, a expectativa é grande quando se fala no Rio de Janeiro. “É uma cidade muito conhecida e as pessoas querem ver como funciona o Rio de Janeiro, a sua movimentação, as diferenças sociais, a sua história, a cidade viva. E acredito que vamos conseguir mostrar isso com as regiões que escolhemos para a realização do UIA 2020”, afirma.

A área a ser ocupada durante o UIA 2020 está contida entre a Marina da Glória, o Aterro do Flamengo, o Museu de Arte Moderna (MAM) e auditório, o Hotel Bossa Nova Mall e Convenções, o Museu do Amanhã, e o Pier e Praça Mauá. Para a ocasião, será utilizado o sistema de transporte VLT e suas conexões. O evento terá como linha de corte as águas da Praia do Flamengo e a avenida Rio Branco ficando fora do corte o Capanema e o Maracanãzinho. Ainda durante a reunião, Simon apresentou um filme construído para mostrar a vibração e conexões das áreas selecionadas.

A reunião do Conselho da UIA foi realizada de 2 a 4 de março e também tratou do Congresso UIA Seul 2017, que será realizado de 3 a 10 de setembro, entre outros assuntos. Conforme Simon, apesar da necessidade do aporte de mais recursos financeiros para a sua realização, o evento está sendo construído de forma animadora. “Demonstraram grande capacidade e eficiência em sua organização. Na sexta-feira, em reunião com o prefeito, novamente ficou claro o envolvimento e o comprometimento do município com o Congresso”, afirma, destacando que 70% dos recursos provêm do município e o restante da arrecadação do evento através de expositores e público pagante.

A partir da afirmação de que “a arquitetura está mudando e não tem apenas a ver com o projeto, mas também com a gestão”, Simon observa que o problema da mobilidade, fruto da globalização, para o exercício profissional foi objeto de forte discussão no encontro, uma vez que alguns países começam a criar restrições cada vez maiores, principalmente entre aqueles que já exercem intercâmbio como a Europa e o leste europeu onde esse efeito se mostra mais presente.

Nos períodos noturnos ocorreram reuniões informais para que fossem estabelecidos e acertados pontos de pauta sensíveis da programação do encontro, principalmente aqueles ligados ao ensino e exercício profissional. Reformas estatutárias com reflexo em representações e na área financeira da instituição sempre estiveram em discussão. Ainda, pelo fato da proximidade do final da gestão na UIA, nomes apareceram como prováveis candidatos às eleições de setembro.

Foto: Carlos Alvarez Guzmán

Também foi autorizado ao vice-presidente da Região III – América, Carlos Alvarez Guzmán, chegar a um documento de acordo com a Federação Pan-americana de Arquitetos a todos os assuntos relacionados ao continente americano. Além disso, foi aprovado o guia de valores para a arquitetura, o “Global Alliance for Building And Construction”, diretamente relacionado com a qualidade de vida e que deverá definir uma política da arquitetura mundial comprometida com a vida.

Saiba mais sobre o 27º Congresso Mundial de Arquitetos – UIA 2020 aqui.

Rolar para cima