Delegação brasileira recebe bandeira da UIA para 27º Congresso no RJ

A União Internacional de Arquitetos (UIA) entregou nesta quinta-feira (7/9), em Seul, a bandeira da entidade à delegação brasileira responsável realização do 27º Congresso Mundial de Arquitetos – UIA 2020 RIO. O ato marcou a passagem oficial da missão ao Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), que promove o próximo evento, e apresentou o Rio de Janeiro como sede do Congresso. A cerimônia marcou também o encerramento do 26º Congresso Mundial de Arquitetos na Coreia do Sul. A delegação era composta pelo presidente do IAB, Sérgio Magalhães, pelo conselheiro representante do IAB na UIA e ouvidor do CAU/BR, Roberto Simon, pelo presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e delegado do Brasil na Assembleia da UIA, Cicero Alvarez, e pela conselheira suplente do Brasil na UIA, Nadia Somekh.

Durante a cerimônia, Roberto Simon, que falou em nome do grupo, agradeceu o apoio dado pela UIA à realização do Congresso no Brasil. Além disso, ele convidou todos para participarem do evento em 2020. “Esperamos poder realizar, no mínimo, um evento como esse de Seul, já coroado de êxito”, afirmou.

Roberto Simon falou em nome da delegação brasileira Foto: Divulgação/UIA 2017 Seoul

Já Cicero Alvarez destacou que a passagem da bandeira da UIA acelera as ações da organização do próximo Congresso, já que volta os olhos do mundo para a sede do evento. “A cerimônia também representa a união das entidades nacionais de Arquitetura e Urbanismo do Brasil para tornar o Congresso de 2020 um evento inesquecível para os arquitetos do mundo”, disse.

Parte da delegação brasileira em Seul Foto: Jeferson Salazar

Na ocasião, Nadia Somekh ressaltou a emoção vivenciada em receber a responsabilidade de organizar o próximo Congresso. “É uma ilha de encantamento num mundo que precisa de melhores projetos de arquitetura”, declarou.

A presidente da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), Andrea Vilella, pontuou a grande responsabilidade em realizar o 27º Congresso Mundial de Arquitetos. “Que a alma de Seul permaneça em ‘todos os mundos’ do Rio 2020, possibilitando também uma grande discussão sobre o ensino de Arquitetura e Urbanismo”, comentou.

Momento da entrega da bandeira da UIA Foto: Divulgação/UIA 2017 Seoul

 

 

Assista o vídeo da cerimônia de encerramento:

(Vídeo: Jeferson Salazar)

 

*Imprensa FNA com informações do CAU/BR

Rolar para cima