Notícias

Congresso aborda avanços e retrocessos no direito à cidade Data: 05/10/2017 Fonte: Imprensa FNA

Congresso vai até essa sexta-feira (6) Foto: Fernanda Simon

O IX Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico discute, em Florianópolis (SC), os avanços e os retrocessos na efetivação do direito à cidade. O evento, que acontece de 4 a 6 de outubro, está consolidado como um espaço de debate e articulação entre estudiosos, profissionais e militantes sociais – não apenas no campo jurídico, mas de diversas áreas relacionadas à política urbana. Entre as atividades propostas, acontecem painéis com debates, aulas de campo, oficinas e grupos temáticos, alguns de forma simultânea.

No primeiro dia de atividades, quarta-feira (4/10), Grupos de Trabalho sobre diversos aspectos do Direito Urbanístico estiveram reunidos. Ao todo, quase 200 trabalhos acadêmicos foram enviados. Além disso, diversos profissionais renomados palestraram tratando da crise e sua relação com a cidade.

Conforme destacou a secretária de Organização e Formação Sindical da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Fernanda Simon Cardoso, que acompanha o evento junto com a assessora jurídica da FNA, a advogada Cristiane Maia, os profissionais convidados não só têm ótimo currículo acadêmico, como também são pessoas com experiência vasta e referências na área. “São palestras de viés crítico e muito bem fundamentadas. Temas pertinentes para arquitetos e urbanistas”, destacou.

Na ocasião, a professora Tania Bacelar de Araújo, cientista social e economista, fez uma fala histórica de análise de conjuntura sobre a crise política brasileira. Citando das questões estruturais ao impeachment, destacou uma visão perspicaz do Brasil e as incongruências da questão urbana. “É nas cidades que mais sofrem os impactos da crise que existe a energia social necessária para se pensar a saída da crise”, disse.

A programação completa do evento pode ser conferida aqui: h://www.ibdu.org.br/eficiente/sites/ibdu.org.br/pt-br/site.php?secao=noticias.

 

*Com informações de IBDU

Afiliados