CAU/RJ realiza seminário sobre Assistência Técnica

A programação do Seminário sobre Assistência Técnica do CAU/RJ, que acontece no dia 7 de abril, já foi definida. O evento é organizado pelas Comissões de Exercício Profissional, Ensino e Formação e Políticas Urbanas do CAU/RJ e será realizado, de 9h às 19h, com credenciamento a partir de 8h30min, no auditório da sede do Conselho, na Avenida República do Chile 230, no Centro do Rio.

“Uma das missões do Conselho é restabelecer o papel social do arquiteto e urbanista. E a Assistência Técnica é uma importante contribuição dos arquitetos e urbanistas para melhorar a qualidade de vida nas cidades. Não é à toa que a Assistência Técnica tem sido frequentemente debatida no Conselho e será tema do primeiro seminário em nossa nova sede”, afirmou o presidente do CAU/RJ Jerônimo de Moraes.

Para a coordenadora do evento, a Conselheira Marcela Abla, o principal objetivo do Seminário sobre Assistência Técnica é o de reunir profissionais que possam discutir experiências já aplicadas em favelas e ocupações residenciais. “Este seminário é aberto para a comunidade de arquitetos e urbanistas e estudantes visando traçar metodologias de atuação e as bases para um futuro curso de capacitação sobre o tema a ser desenvolvido pelo Conselho”, explicou.

Entre os palestrantes confirmados estão nomes como o arquiteto e urbanista Nabil Bonduki; o arquiteto e urbanista Clovis Ilgenfritz, ex-deputado federal que levou o tema da assistência técnica à pauta da Câmara; Angela Gordilho, professora da UFBA; Maria de Lurdes Lopes Fonseca, coordenadora do Movimento Nacional de Luta pela Moradia; Tatiana Terry, professora da PUC-Rio e sócia do escritório ArquiTraço Projetos com expertise em Programas de Urbanização de Favelas; Gilson Paranhos, presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab); Regina Bienenstein, professora de pós-graduação da UFF e coordenadora do núcleo de estudos e projetos habitacionais e urbanos da UFF (Nephu); Sérgio Magalhães, presidente do IAB e Tania Castro do Posto de Orientação Urbanística e Social (Pouso).

Os temas das mesas serão: Contexto da Habitação no Brasil e Assistência Técnica; Residência Profissional e Experiências em Universidades; Panorama da Assistência Técnica no Brasil; Melhorias Habitacionais: Ações e Perspectivas; Assistência Técnica: Aperfeiçoamento Profissional e Capacitação; e Assistência Técnica e Movimentos Sociais.

Moraes abordará a experiência do Programa de Aprimoramento Profissional (PAP), desenvolvido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio de Janeiro, como uma forma de qualificação de arquitetos e urbanistas recém-formados. O programa também será debatido pelas arquitetas e urbanistas Fernanda Bizzo e Helga Santos que participaram do projeto como arquitetas residentes e Laura Elza Gomes e Maurício Campbell, arquitetos orientadores do programa.

Em 2017, os CAU/UF vão destinar 2% de seus orçamentos para apoiar projetos de Assistência Técnica para Habitação Social. A assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social no Brasil é garantida pela Lei 11.888/2008.

 

Confira a programação:

 

Seminário de Assistência Técnica do CAU/RJ

8h30 – Credenciamento

9h – Mesa de abertura

Jerônimo de Moraes, presidente do CAU/RJ

Haroldo Pinheiro, presidente do CAU/BR

Sérgio Magalhães, presidente do IAB

10h às 11h – Mesa 1: Contexto da Habitação no Brasil e Assistência Técnica

Nabil Bonduki, arquiteto e urbanista

Mediação: Conselheira Marcela Abla, Coordenadora do Seminário

11h às 12h30 – Mesa 2: Residência Profissional e Experiências em Universidades

Regina Bienenstein, Nephu/UFF

Angela Gordilho, UFBA

Mediação: Diretor adjunto financeiro Júlio Bentes, Coordenador da Comissão de Ensino e Formação

12h30 – Intervalo

14h às 15h30 – Mesa 3: Panorama da Assistência Técnica no Brasil

Gilson Paranhos, Codhab

Clóvis Ilgenfritz, ex-deputado federal

Mediação: Jerônimo de Moraes, presidente do CAU/RJ

15h30 às 17h – Mesa 4: Aperfeiçoamento Profissional e Capacitação

Maurício Campbell e Laura Elza Gomes, arquitetos orientadores do PAP

Fernanda Bizzo e Helga Santos, arquitetas residentes do PAP

Mediação: Conselheiro Marat Troina, Coordenador da Comissão de Políticas Urbanas

17h às 18h30 – Mesa 5: Experiências Cariocas: Programas Oficiais e Autogestão

Maria de Lurdes Fonseca, MNLM

Tania Castro, Pouso

Tatiana Terry, ArquiTraço

Mediação: Diretor Técnico Augusto César Alves, Coordenador da Comissão de Exercício Profissional

Rolar para cima