CAU/AM retrata o legado de Severiano Mário Porto em exposição fotográfica

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU/AM), com apoio do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado do Amazonas (Sindarq-AM) e outras entidades, realiza a 1ª edição da Exposição Fotográfica Severiano Mário Porto, em Manaus (AM). O evento acontece a partir desta sexta-feira (24/02) até a sexta-feira (10/03), das 10h às 22h, no Amazonas Shopping, e está aberto ao público. O Arquiteto e Urbanista Severiano Mário Porto foi responsável por desenvolver um modelo único de arquitetura, com referência amazônica que une técnicas sustentáveis.

 

A ação faz parte da exposição fotográfica itinerante do CAU/AM e o trabalho foi desenvolvido pela sua Comissão Especial de Política Profissional, Política Urbana e Ambiental (CEPUA), que tem como objetivo o resgate do legado de Severiano Mário Porto, ilustrando a contribuição para a Amazônia e prestando uma homenagem à riqueza arquitetônica herdada pela população. Assinam a exposição fotográfica Gonzalo Renato Nunez Melgar, Luçana Mouco e Heraldo Costa dos Reis, que faz parte da diretoria do Sindarq-AM.

 

De acordo com o presidente do Sindarq-AM Joelney dos Santos Ozório, a ideia da exposição é evidenciar a atuação única de Porto. “Nunca tivemos um trabalho que destacasse as obras do Severiano Mário Porto, um arquiteto que respeita as condições locais e faz uma arquitetura extremamente cultural”, afirmou.

 

Em março do ano passado, foram tombadas, por seu interesse arquitetônico, histórico e cultural, edificações de projetos que foram construídos no Amazonas pelo arquiteto. Entre elas, está o Fórum Henoch Reis, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) e mais de 20 outras importantes obras.

 

Confira as principais obras do arquiteto no Amazonas:

1965 – Estádio Vivaldo Lima, Manaus (demolido)
1967 – Restaurante Chapéu de Palha (demolido)
1969 – Edifícios como a sede da Petrobrás
1971 – Sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus Suframa, Manaus
1971 – Residência do Arquiteto, Manaus
1973 – Campus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
1978 – Residência Robert Schuster, Tarumã, Manaus-AM
1983 – Centro de Proteção Ambiental de Balbina, Presidente Figueiredo-AM
1979 – Pousada dos Guanavenas, Ilha de Silves-AM
1992 – Parque Urbanização de Ponta Negra, Manaus-AM
1994 – Sede da Aldeia Infantil SOS (ONG vinculada à Unesco)

 

O quê: I Exposição Fotográfica – Severiano Mário Porto
Quando: De 24/02 a 10/03 | Horário: 10h às 22h
Onde: Amazonas Shopping – No corredor da Livraria Leitura – 2° piso – Manaus (AM)
Entrada: Aberta ao público (Gratuita) | Informações: (92) 3302-2959/98413-8384

Rolar para cima