Arquitetos de áreas de fronteira recebem treinamento especializado

Arquitetos e urbanistas brasileiros que vivem perto de áreas de fronteira receberão treinamento especializado para realização de projetos e execução de obras em outros países. O programa Exportando a Arquitetura Brasileira vai promover cinco oficinas gratuitas de capacitação em vários pontos do Brasil, com o objetivo de ampliar o mercado de trabalho dos profissionais brasileiros, principalmente em países vizinhos como Argentina, Paraguai, Uruguai e Guiana Francesa. Em 2015, as exportações de serviços de Arquitetura e Urbanismo renderam R$ 16,9 milhões aos escritórios brasileiros.

 

A iniciativa inédita é fruto da parceria entre o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Os objetivos das oficinas são os seguintes:

– Posicionar internacionalmente os profissionais e escritórios brasileiros de Arquitetura e Urbanismo que atuam em regiões de fronteira;
– Capacitar os profissionais e escritórios brasileiros de Arquitetura e Urbanismo fronteiriços a atuarem na Argentina, Paraguai, Uruguai e Guiana Francesa;
– Aumentar o número de exportações de serviços de Arquitetura e Urbanismo.

 

O coordenador da Comissão de Relações Internacionais do CAU/BR, conselheiro Fernando Diniz (PE), destaca que desde 2014 a comissão tem buscado se aliar a instituições estrangeiras com o objetivo de fortalecer a atuação da Arquitetura nacional pelo mundo. “Queremos ampliar o mercado e aumentar nossa presença no exterior, tanto em termos econômicos como culturais”, afirma. “O Brasil precisa explorar melhor o potencial desses escritórios de fronteira, nessas áreas existem demandas locais que são muito importantes para o desenvolvimento regional”.

 

Serão 50 vagas em cada oficina, 35 delas destinadas aos escritórios fronteiriços e outras 15 aos profissionais do restante do Brasil. A agenda preliminar de encontros é a seguinte:

– 30 de março em Foz do Iguaçu-PR
– 12 de abril em Uruguaiana-RS
– 18 de maio em Chapecó-SC
– 1 de junho em Dourados-MS
– 29 de junho em Macapá-AP

 

As inscrições serão divulgadas em breve. Acompanhe os canais de divulgação do CAU/BR:

www.caubr.gov.br
facebook/com/caubr
youtube.com/comunicacaocaubr

 

Rolar para cima